Bolo de Nozes com Chocolate

1 chávena de açúcar,
2 chávenas de farinha (usei, farinha Raínha)
1/2 chávena de leite,
2 colheres de sopa de margarina (planta de soja),
100g de miolo de nozes,
1 colher (sobremesa) de chocolate em pó, para culinária
2 ovos (inteiros)

Batem-se em creme os ovos inteiros, o açúcar e a margarina; de seguida juntam-se as nozes (picadas na picadora), junta-se à mistura e continua-se a bater; depois junta-se o chocolate em pó (deite a pouco e pouco, conforme vai mexendo com a colher de pau); depois deita-se o leite e finalmente a farinha (a pouco e pouco, mexendo sempre, tendo em atenção, que a segunda chávena de farinha, não entra toda, fica um pouco no fundo da chávena, devido ao volume das nozes! então vai mexendo e quando vir que a massa já está consistente, não precisa de mais farinha! A que ficou no fundo da chávena vai servir para polvilhar a forma (de chaminé), depois de barrada com margarina (se puder, faça-o com uma luva, porque fica mais bem barrada e não perde tempo a tirar a margarina das mãos; não se esqueça de, depois da forma untada e polvilhada de farinha, sacudi-la para dentro do lava-loiça, para que saia o excesso de farinha (faça-o batendo com as mãos por fora da forma toda a volta e também não se esqueça que a chaminé da forma (a parte do meio), tem que ficar bem untada e bem enfarinhada, para que o bolo depois de feito, desenforme com facilidade. O forno deve estar com chama média (180º) e demora 45 minutos.

Quando apagar o forno, deixe ficar o bolo dentro, durante 5 minutos; depois desenforme e se a cozinha estiver fria (menos de 25º), tape o bolo com um papel de cozinha ou dois guardanapos de papel, para que o bolo não sinta o frio, porque senão começa a baixar, pode baixar mais de um lado, do que do outro! assim tapado, fica todo redondinho e ao mesmo nível.

É um bolo bonito e tem um sabor maravilhoso a noz e chocolate. Para o lanche de Domingo de Páscoa, é fabuloso.

Se tem intolerância à lactose, use o leite da 'Ucal 0% Lactose' A margarina 'Planta de Soja' também é boa para quem não suporta as gorduras lácteas; e o chocolate em pó 'Pantagruel' é bom, para quem é alérgico a chocolates! além disso, também não é amargo, nem muito doce.

Este bolo, simplesmente num prato e tapado com duas folhas de papel de cozinha (atravessadas por cima do bolo) conserva-se 4 dias sem endurecer.

voltar à página inicial